Thursday, June 14, 2007

RELATORIO SOBRE PRÁTICAS DE INCLUSÃO

A criança albina na escola regular

Após uma observação feita em uma escola regular em salvador segue esse resumo:
Este relatório desenvolveu-se em torno do objetivo de se fazer uma reflexão sobre as práticas inclusivas no contexto atual à luz das teorias da educação inclusiva, sobre o portador de necessidades especiais, especificamente de dois irmãos albinos
que freqüentam uma escola particular de ensino regular. A coleta de dados deu-se através de observação de aulas dando enfoque na interação de alunos e professores como um pressuposto importante da educação inclusiva. A análise fundamentalmente apresenta dados mais qualitativos, demonstrando as peculiaridades e acontecimentos durante as aulas observadas. Enfatizam-se os avanços demonstrados na prática educacional dessa escola bem como as possibilidades a serem conquistadas no futuro no que diz respeito ao aluno com deficiência.


Palavras-chave: educação inclusiva; albinismo; interação professor-aluno.


Dedico, com amor, este trabalho à minha família bem como, todas as famílias e educadores que lutam pelos direitos e dignidade de todas as crianças para que estas mereçam uma educação verdadeiramente inclusiva.
Agradeço à professora Suely Calixto, a instituição Silva e Brito , a colega Adriana Costa, pelo apoio e incentivo deste trabalho.